www.ForumLandRover.ORG :: Exibir tópico - Ajuda meio urgente - falhas/"Soluços"
Welcome to
  Create an account  

Menu

Fórum Técnico
LAST FORUM POSTS
goto PostVII Encontro Land Ro...(23)
 by Djony

goto PostPressão de Turbo no ...(62)
 by tiobolha

goto PostUPGRADE ESSENCIAL P3...(85)
 by tiobolha

by sersan

by zix

[Access Forum]

FORUMS
Category Geral
  Category Geral
  Category Projectos e Manutenç…
  Category Pequenos encontros. …
  Category ClubeTT
  Category Team FLR
  Category Classificados Land R…
  Category Off-Topic
Category Especifíco
  Category Discovery
  Category Series
  Category Defender
  Category Militares
  Category Range Rover
  Category Freelander
MEMBERS ONLINE
brunojesussousa
Djony
duplex
Freddydias_00
gordinis
joaocarreira
joperdigao
kondlippe
Moraes
outland
pedroloureiro
plcort
RomaoS2a
serodio
TiagoAraújoR
tiobolha
Tremoceiro
v8
There are 66 unlogged users and 18 registered users online

You are an anonymous user. You can register for free by clicking here
User name
Password

.: Loja FLR :.
http://www.LojaFLR.com/
Novo tópico   Responder tópico
Exibir tópico anterior Printable version Mensagens privadas Exibir próximo tópico
Autor Mensagem
junior89Offline
9 Assunto: Ajuda meio urgente - falhas/"Soluços"  MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 01:39 AM

Status: Offline
Boas,

Depois de todo contente voltar com o meu Discovery 200 à estrada, apesar de haver ainda algumas tarefas pela frente que iria fazendo, eis que acontece-me o seguinte:

Inicialmente começou com um "soluço" enquanto estava ao relanti. O "soluço"/falha demorava algum tempo a acontecer, logo pus de lado a hipótese de ser um dos cilindros.

Além deste comportamento, caso eu acelerasse e deixasse o acelerador, o motor ia por ali abaixo de tal maneira que quase se desligava!...

Com o andar ficou cada vez pior, chegando ao ponto de ir muito bem e ele começar a reduzir a rotação do motor e por mais que lhe carregasse no acelerador ele não reagia.

Rapidamente chegou ao ponto de desligar.

Lá ligava o motor, ele rodava mais que o normal, até que trabalhava, andava um pouco e a situação repetia-se... Sad

Como tinha pouco gasóleo (para além deste ser o mesmo de há uns meses atrás), fui buscar 1.5L de gasóleo e nada mudou. É certo que 1.5 não é muito, mas visto que de vez em quando a luz da reserva desligava, não estava tão no fundo :S

Pensei na bomba repositora de Gasóleo, mas esta já foi trocada este ano! :S

Outra das hipóteses, e mantenho o raciocínio no circuito do combustível pelo facto de ter todos os sintomas de lhe faltar gasóleo, é o 1º Filtro de Gasóleo estar demasiado sujo (não acredito que o antigo dono o tenha limpo/trocado e eu tenho adiado a operação). Digo 1º filtro porque o 2º mudei mal veio para a minha mão, se não estou em erro à uns 20 mil km, ou menos...

Será que esta hipótese tem fundamento (espero que sim... porque a seguinte que coloco é dolorosa Sad )

A última e mais pessimista hipótese que coloquei, Bomba Injectora nas couves!? :O Sad

Gostava de saber o que acham que possa ser Sad Não vejo fugas de Gasóleo e apesar de acender a luz da bateria, esta aguentou-se bastante, sempre acima dos 12V, o que me leva a pensar que no fundo a bat está OK (mas também não deveria fazer isto pois não?:S É um 200...)

Ah, parece que quanto mais quente pior Sad

Escusado será dizer que foi pela primeira vez de reboque... pelo menos foi perto de casa Wink

Amanhã de manhã vou avançar para a hipótese mais barata, o 1º filtro de Gasóleo...=\ Agradeço desde já a vossa ajuda, opinem à vontade, pois se não me safar com o filtro vou precisar bastante da vossa ajuda Sad

Image

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger  
Responder com citação Voltar ao topo
tiobolhaOffline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 01:38 PM

medidor de massa de ar?

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada  
Pedrum1Offline
11 Assunto:   MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 02:03 PM

Boas!

no fim de limpares o primeiro filtro que está escondido debaixo do jipe perto da roda de trás da berma tenta sangrar isso em condições! verifica de a bomba que está no bloco/perto a bomba injectora sangraa o sistema sem dificuldades! pelo que falas parece falta de combustivel no circuito!

Boa sorte com isso! Laughing

junior89Offline
Assunto: Como sangrar bem o sistema de Gasoleo?  MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 08:02 PM

Tiobolha, penso que o 200tdi não tem massa de ar... Wink

Pedrum1, Ainda não consegui atirar-me ao filtro, em principio amanhã é que será o dia Smile Mas aproveito para perguntar,

Para sangrar o sistema apenas tenho de bombar o gasóleo com a "patilha" da bomba repositora de gasóleo, certo? ou está-me a falhar alguma coisa?...

É que também fico sempre na dúvida de quanto dar à patilha! xD lol Pois a última vez que o fiz sentia a patilha já com alguma tensão e mesmo assim o motor quando ligou começou com a rotação muito baixa... e foi aumentando...Dando ideia que estava a puxar o gasóleo Wink

Se poderem dar a dica como purgar/Sangrar como deve ser, não vá ficar mal novamente Sad

Image

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger  
sersan
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 10:44 PM

Boa noite,

Assim sem ver mais nada aparenta ser a BI... Vê se tens agua no filtro de gasoleo, purga o dito, verifica a tubagem de gasoleo.

Abraço.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger  
junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 11:22 PM

Boas,

Sersan, se me pudesses dar uma dica de como sangrar o circuito, para além da patilha que tem de se carregar constantemente...

Image

Pedrum1Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 21, 2010 - 11:23 PM

Boas Junior!

Para sangrar esse avião é sensivelmente simples! Laughing no fim de limpares o primeiro filtro (pré filtro), tens que abrir o parafuso de purga que deve estar no topo do corpo do segundo filtro e bombar na Patilha bonita!
Caso ela não venha para cima é sinal que tens que rodar o motor pois essa bomba é tocada pelo veio de excentricos no bloco e ás vezes o resalto fica a carregar na bomba e por mais que carregues não consegues puxar o Gasoleo! (para rodar o motor basta dar um toque com a chave na ingnição para o motor dar uma cambalhota!)

PS: tens que sangrar bem! pois inicialmente vai sair logo gasóleo mas tens que fazer chegar a bolha de ar que foi criada lá atrás quando limpaste o Pré filtro!

essa maquina não tem sensor de massa de ar! eu à nove anos tive um 300TDI de 94 e ele tambem não tinha! Laughing

Cumprimentos e depois diz o resultado! Laughing

junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 22, 2010 - 12:17 AM

Boas,

Obrigado Pedrum1 Smile (mais uma vez), amanhã vou então lançar-me ao bicho:

Ver Tubagens, trocar o Pré filtro filtro (1º Filtro) e sangrar.

Caso isto não dê certo, terei de avançar para uma hipótese que li aqui num outro post, que é basicamente passar a pente fino os tubos no que toca a lixo interno!:S Espero que não tenha de chegar a esse ponto...

Depois deixo o ponto de situação, seja ele sucesso ou não Wink (até estou entusiasmado com a ideia de certa forma... Pois se for o filtro e/ou circuito com algum ar (tenho algumas suspeitas), até pode ser que a máquina passe a ter uma nova alma, não digo muito diferente, mas algo melhor... A ver vamos... Alguém tem de ser mais teimoso!... Twisted Evil

Image

junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 22, 2010 - 07:43 PM

Boas pessoal,

Antes de mais, obrigado pela ajuda;)

Apesar de hoje ter andado de volta do bicho e ter acabado o dia com ele na mesma, entendi finalmente o problema! Smile Nada mais, nada menos que a Óring que fica no meio do pré filtro. Já estava danificada e depois de umas boas horas apanhei a fuga (visto que tirei a porcaria ficou pior eheh..xD )

Espero que seja apenas isto, amanhã já vou comprar uma nova e colocar. Ah e sangrar novamente, visto que hoje bem que podia dar ao gatilho!! nunca mais vinha gasóleo! Pudera, com a fuga..xD lol

Ficam aqui umas fotos Smile

A Óring (Penso que dá para ver a deformação dela):

Image

O copo do pré-filtro, já limpo, TINHA TANTA MER**...até fiquei parvo!... Ao que parece, o nível da porcaria ficou "registado" nas paredes do copo..xD LOL ainda raspei, mas não ia longe... Wink :

Image

Image

junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 23, 2010 - 09:53 PM

Boas,

Bem, finalmente o Disco voltou a rolar. Wink O problema, aparentemente era mesmo o tal Óring e parecia que não o arranjava!! Pois estes Órings de secção quadrada não é costume vender-se separados! :S Só mesmo comprando um filtro (vem lá umas para colocar..), atenção, filtro que nem é para LR!... lol Então acabei por comprar uma Óring de secção redonda, um pouco mais grossa, que com o aperto também vedou bem! Wink

Agora, como o Disco anda numa de fitas!!! Evil or Very Mad tenho a manete das redutoras solta... calculo do que seja e a origem da avaria, espero que não me massacre muito, pois quero avançar para outros arranjos mais passivos... :S

Mais uma vez, obrigado a Todos! Wink

Image

sabinoOffline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 24, 2010 - 09:12 PM

Junior, já passei por essa da manete. A minha não estava literalmente solta mas sim com alguma folga. O meu medo é que em estrada ou autoestrada o diferencial se bloqueasse com o facto de a manete ter folga, a minha tinha tendencia a desviar para e esquerda mas nunca chegou ao ponto de bloquear. Atenção a isso, porque podes ir as couves.

luis_sabino@hotmail.com

Pedrum1Offline
12 Assunto:   MensagemEnviada: Jul 26, 2010 - 11:51 PM

Boas JUNIOR89!

Ainda bem que ficou tudo resolvido relativo ao combustivel! nuncam ais soluçou? espero que não!!! Laughing

em relação à manete o teu problema deve ser uns freios (dois) que estão na ponda de dois tirantes que selesccionm Altas/baixas e Diferencial Bloqueado/desbloqueado! qualdas funções não está bem? ja deste uma olhadela por debaixo da máquina? os tirantes trabalham entra as duas caixas e perto tens uma ficha que indica se tens o dif central bloqueado ou não (luz Amarela no tablier)

Cumprimentos e boas idas ao MATO!!!!!!!!!!!!!!!!
Laughing Laughing Laughing

junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 27, 2010 - 12:41 AM

Boas Pedrum1,

Realmente pareceu-me ser isso!...=\

Hoje estive a ver e a função que não está como deve ser é apenas as redutoras/altas, sendo que o bloqueio está a funcionar bem.

A parte má é que pareceu-me que a melhor maneira de aceder aos ditos freios é pelo interior Disco, ou seja, tirar aquele plástico do centro, onde tem as duas manetes e começar a "escavar" até ao local dos tais freios..=\

Por baixo do Disco ainda estive para lá a apalpar o local da manete e pareceu-me ser o pior local para abordar o problema, visto que está tudo fechado num cubo (será isto ou apalpei mal!? ...xD LOL )

Ai eu!!..lol

Image

Pedrum1Offline
6 Assunto:   MensagemEnviada: Jul 27, 2010 - 06:03 PM

Boas!!! Laughing

Mas o pópó só que oficina??? Crying or Very sad Isso assim na pode ser... Ralha com ele!

Pelo que dizes tem folga quando a alavanca anda para a frente e para trás! (Sim, apalpas-te BEM...) Esse cubo de lado tem dois tirantes que vão até à caixa de transferencia! a folga possivelmente é num desses tirantes! Laughing por isso tens que pedir a uma pessoa para fazer a folga da alavanca para tu por baixo detectares onde se encontra a folga! Laughing (que seja uma coisa simples) deve ser um troço (cavilha elastica partida à saida desse cubo)

Depois diz algo!!!
Cumprimentos

junior89Offline
Assunto:   MensagemEnviada: Jul 28, 2010 - 04:50 PM

É verdade Pedro... Isto parece que quanto mais se mima o bicho, mas comichoso ele fica!!... tem sido literalmente resolver um problema e ter um novo para resolver e não foi fruto do arranjo..xD LOL Tenho andado nesta Saga há 1 ano, desde que o comprei. Decidi pôr mãos à obra para o colocar como deve ser e os problemas foram-se multiplicando..xD LOL Dá vontade de deixar estar que enquanto ele esperou pelos arranjos nõ se queixava! Laughing

Agora também me parece que esta a precisar de pastilhas à frente, vamos a ver o estado das ditas...

Quanto à manete, esses tirantes estão por fora do dito cubo? acho que estou a entender como funciona, pois já estive a analisar a manete a mexer, mas só a ver por cima, só que não me recordo de ver nenhum tirante para além da que acciona o bloqueio.. Neutral

Image

Mostrar os tópicos anteriores:     
Ir para:  
Todos os horários são GMT - 12 Horas
Novo tópico   Responder tópico
Exibir tópico anterior Printable version Mensagens privadas Exibir próximo tópico