| Autor |
Mensagem |
junior89
|
|
|
Assunto: Ajuda meio urgente - falhas/"Soluços"
Enviada: Jul 21, 2010 - 01:39 AM
|
|

Status: Offline
|
|
Boas,
Depois de todo contente voltar com o meu Discovery 200 à estrada, apesar de haver ainda algumas tarefas pela frente que iria fazendo, eis que acontece-me o seguinte:
Inicialmente começou com um "soluço" enquanto estava ao relanti. O "soluço"/falha demorava algum tempo a acontecer, logo pus de lado a hipótese de ser um dos cilindros.
Além deste comportamento, caso eu acelerasse e deixasse o acelerador, o motor ia por ali abaixo de tal maneira que quase se desligava!...
Com o andar ficou cada vez pior, chegando ao ponto de ir muito bem e ele começar a reduzir a rotação do motor e por mais que lhe carregasse no acelerador ele não reagia.
Rapidamente chegou ao ponto de desligar.
Lá ligava o motor, ele rodava mais que o normal, até que trabalhava, andava um pouco e a situação repetia-se...
Como tinha pouco gasóleo (para além deste ser o mesmo de há uns meses atrás), fui buscar 1.5L de gasóleo e nada mudou. É certo que 1.5 não é muito, mas visto que de vez em quando a luz da reserva desligava, não estava tão no fundo :S
Pensei na bomba repositora de Gasóleo, mas esta já foi trocada este ano! :S
Outra das hipóteses, e mantenho o raciocínio no circuito do combustível pelo facto de ter todos os sintomas de lhe faltar gasóleo, é o 1º Filtro de Gasóleo estar demasiado sujo (não acredito que o antigo dono o tenha limpo/trocado e eu tenho adiado a operação). Digo 1º filtro porque o 2º mudei mal veio para a minha mão, se não estou em erro à uns 20 mil km, ou menos...
Será que esta hipótese tem fundamento (espero que sim... porque a seguinte que coloco é dolorosa )
A última e mais pessimista hipótese que coloquei, Bomba Injectora nas couves!? :O
Gostava de saber o que acham que possa ser Não vejo fugas de Gasóleo e apesar de acender a luz da bateria, esta aguentou-se bastante, sempre acima dos 12V, o que me leva a pensar que no fundo a bat está OK (mas também não deveria fazer isto pois não?:S É um 200...)
Ah, parece que quanto mais quente pior
Escusado será dizer que foi pela primeira vez de reboque... pelo menos foi perto de casa
Amanhã de manhã vou avançar para a hipótese mais barata, o 1º filtro de Gasóleo...=\ Agradeço desde já a vossa ajuda, opinem à vontade, pois se não me safar com o filtro vou precisar bastante da vossa ajuda  |
_________________ Os meus cumprimentos
|
| |
|
|
|
 |
tiobolha
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 21, 2010 - 01:38 PM
|
|

|
|
|
|
|
 |
Pedrum1
|
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 21, 2010 - 02:03 PM
|
|
|
|
Boas!
no fim de limpares o primeiro filtro que está escondido debaixo do jipe perto da roda de trás da berma tenta sangrar isso em condições! verifica de a bomba que está no bloco/perto a bomba injectora sangraa o sistema sem dificuldades! pelo que falas parece falta de combustivel no circuito!
Boa sorte com isso!  |
|
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto: Como sangrar bem o sistema de Gasoleo?
Enviada: Jul 21, 2010 - 08:02 PM
|
|

|
|
Tiobolha, penso que o 200tdi não tem massa de ar...
Pedrum1, Ainda não consegui atirar-me ao filtro, em principio amanhã é que será o dia Mas aproveito para perguntar,
Para sangrar o sistema apenas tenho de bombar o gasóleo com a "patilha" da bomba repositora de gasóleo, certo? ou está-me a falhar alguma coisa?...
É que também fico sempre na dúvida de quanto dar à patilha! xD lol Pois a última vez que o fiz sentia a patilha já com alguma tensão e mesmo assim o motor quando ligou começou com a rotação muito baixa... e foi aumentando...Dando ideia que estava a puxar o gasóleo
Se poderem dar a dica como purgar/Sangrar como deve ser, não vá ficar mal novamente  |
|
| |
|
|
|
 |
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 21, 2010 - 10:44 PM
|
|

|
|
Boa noite,
Assim sem ver mais nada aparenta ser a BI... Vê se tens agua no filtro de gasoleo, purga o dito, verifica a tubagem de gasoleo.
Abraço. |
_________________ Messenger:smrsc@clix.pt
P38 DSE / Hella 3000 / Midland 278 + Santiago 1200 / EGR Bypass / Traction Control added
Visitem: www.klub38.com e/Ou: www.facebook.com/klub38
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 21, 2010 - 11:22 PM
|
|

|
|
Boas,
Sersan, se me pudesses dar uma dica de como sangrar o circuito, para além da patilha que tem de se carregar constantemente... |
|
| |
|
|
|
 |
Pedrum1
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 21, 2010 - 11:23 PM
|
|
|
|
Boas Junior!
Para sangrar esse avião é sensivelmente simples! no fim de limpares o primeiro filtro (pré filtro), tens que abrir o parafuso de purga que deve estar no topo do corpo do segundo filtro e bombar na Patilha bonita!
Caso ela não venha para cima é sinal que tens que rodar o motor pois essa bomba é tocada pelo veio de excentricos no bloco e ás vezes o resalto fica a carregar na bomba e por mais que carregues não consegues puxar o Gasoleo! (para rodar o motor basta dar um toque com a chave na ingnição para o motor dar uma cambalhota!)
PS: tens que sangrar bem! pois inicialmente vai sair logo gasóleo mas tens que fazer chegar a bolha de ar que foi criada lá atrás quando limpaste o Pré filtro!
essa maquina não tem sensor de massa de ar! eu à nove anos tive um 300TDI de 94 e ele tambem não tinha!
Cumprimentos e depois diz o resultado!  |
|
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 22, 2010 - 12:17 AM
|
|

|
|
Boas,
Obrigado Pedrum1 (mais uma vez), amanhã vou então lançar-me ao bicho:
Ver Tubagens, trocar o Pré filtro filtro (1º Filtro) e sangrar.
Caso isto não dê certo, terei de avançar para uma hipótese que li aqui num outro post, que é basicamente passar a pente fino os tubos no que toca a lixo interno!:S Espero que não tenha de chegar a esse ponto...
Depois deixo o ponto de situação, seja ele sucesso ou não (até estou entusiasmado com a ideia de certa forma... Pois se for o filtro e/ou circuito com algum ar (tenho algumas suspeitas), até pode ser que a máquina passe a ter uma nova alma, não digo muito diferente, mas algo melhor... A ver vamos... Alguém tem de ser mais teimoso!...  |
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 22, 2010 - 07:43 PM
|
|

|
|
Boas pessoal,
Antes de mais, obrigado pela ajuda;)
Apesar de hoje ter andado de volta do bicho e ter acabado o dia com ele na mesma, entendi finalmente o problema! Nada mais, nada menos que a Óring que fica no meio do pré filtro. Já estava danificada e depois de umas boas horas apanhei a fuga (visto que tirei a porcaria ficou pior eheh..xD )
Espero que seja apenas isto, amanhã já vou comprar uma nova e colocar. Ah e sangrar novamente, visto que hoje bem que podia dar ao gatilho!! nunca mais vinha gasóleo! Pudera, com a fuga..xD lol
Ficam aqui umas fotos
A Óring (Penso que dá para ver a deformação dela):
O copo do pré-filtro, já limpo, TINHA TANTA MER**...até fiquei parvo!... Ao que parece, o nível da porcaria ficou "registado" nas paredes do copo..xD LOL ainda raspei, mas não ia longe... :
 |
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 23, 2010 - 09:53 PM
|
|

|
|
Boas,
Bem, finalmente o Disco voltou a rolar. O problema, aparentemente era mesmo o tal Óring e parecia que não o arranjava!! Pois estes Órings de secção quadrada não é costume vender-se separados! :S Só mesmo comprando um filtro (vem lá umas para colocar..), atenção, filtro que nem é para LR!... lol Então acabei por comprar uma Óring de secção redonda, um pouco mais grossa, que com o aperto também vedou bem!
Agora, como o Disco anda numa de fitas!!! tenho a manete das redutoras solta... calculo do que seja e a origem da avaria, espero que não me massacre muito, pois quero avançar para outros arranjos mais passivos... :S
Mais uma vez, obrigado a Todos!  |
|
| |
|
|
|
 |
sabino
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 24, 2010 - 09:12 PM
|
|
|
|
| Junior, já passei por essa da manete. A minha não estava literalmente solta mas sim com alguma folga. O meu medo é que em estrada ou autoestrada o diferencial se bloqueasse com o facto de a manete ter folga, a minha tinha tendencia a desviar para e esquerda mas nunca chegou ao ponto de bloquear. Atenção a isso, porque podes ir as couves. |
_________________ CumprimenTTos
Luís Sabino
luis_sabino@hotmail.com
|
| |
|
|
|
 |
Pedrum1
|
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 26, 2010 - 11:51 PM
|
|
|
|
Boas JUNIOR89!
Ainda bem que ficou tudo resolvido relativo ao combustivel! nuncam ais soluçou? espero que não!!!
em relação à manete o teu problema deve ser uns freios (dois) que estão na ponda de dois tirantes que selesccionm Altas/baixas e Diferencial Bloqueado/desbloqueado! qualdas funções não está bem? ja deste uma olhadela por debaixo da máquina? os tirantes trabalham entra as duas caixas e perto tens uma ficha que indica se tens o dif central bloqueado ou não (luz Amarela no tablier)
Cumprimentos e boas idas ao MATO!!!!!!!!!!!!!!!!
 |
|
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 27, 2010 - 12:41 AM
|
|

|
|
Boas Pedrum1,
Realmente pareceu-me ser isso!...=\
Hoje estive a ver e a função que não está como deve ser é apenas as redutoras/altas, sendo que o bloqueio está a funcionar bem.
A parte má é que pareceu-me que a melhor maneira de aceder aos ditos freios é pelo interior Disco, ou seja, tirar aquele plástico do centro, onde tem as duas manetes e começar a "escavar" até ao local dos tais freios..=\
Por baixo do Disco ainda estive para lá a apalpar o local da manete e pareceu-me ser o pior local para abordar o problema, visto que está tudo fechado num cubo (será isto ou apalpei mal!? ...xD LOL )
Ai eu!!..lol |
|
| |
|
|
|
 |
Pedrum1
|
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 27, 2010 - 06:03 PM
|
|
|
|
Boas!!!
Mas o pópó só que oficina??? Isso assim na pode ser... Ralha com ele!
Pelo que dizes tem folga quando a alavanca anda para a frente e para trás! (Sim, apalpas-te BEM...) Esse cubo de lado tem dois tirantes que vão até à caixa de transferencia! a folga possivelmente é num desses tirantes! por isso tens que pedir a uma pessoa para fazer a folga da alavanca para tu por baixo detectares onde se encontra a folga! (que seja uma coisa simples) deve ser um troço (cavilha elastica partida à saida desse cubo)
Depois diz algo!!!
Cumprimentos |
|
|
| |
|
|
|
 |
junior89
|
|
Assunto:
Enviada: Jul 28, 2010 - 04:50 PM
|
|

|
|
É verdade Pedro... Isto parece que quanto mais se mima o bicho, mas comichoso ele fica!!... tem sido literalmente resolver um problema e ter um novo para resolver e não foi fruto do arranjo..xD LOL Tenho andado nesta Saga há 1 ano, desde que o comprei. Decidi pôr mãos à obra para o colocar como deve ser e os problemas foram-se multiplicando..xD LOL Dá vontade de deixar estar que enquanto ele esperou pelos arranjos nõ se queixava!
Agora também me parece que esta a precisar de pastilhas à frente, vamos a ver o estado das ditas...
Quanto à manete, esses tirantes estão por fora do dito cubo? acho que estou a entender como funciona, pois já estive a analisar a manete a mexer, mas só a ver por cima, só que não me recordo de ver nenhum tirante para além da que acciona o bloqueio..  |
|
| |
|
|
|
 |
|
|